O Festival Ilumina acontece anualmente desde o ano de 2013 na Chapada dos Veadeiros, território que contém o Parque Nacional que preserva a biodiversidade do Bioma Cerrado, integra a reserva da Biosfera da Unesco e abriga a maior área remanescente de quilombo do Brasil, o Quilombo Kalunga .

A última edição realizada foi a NONA que aconteceu em julho de 2023. É um evento multicultural de 3 dias, dedicado à arte e cultura brasileira, à preservação ambiental e ao bem-estar. Este evento único engloba performances ao vivo de música e dança, rodas de conversa e palestras, vivências corporais, feiras e exposições artísticas, mostra audiovisual e culinária regional, criando um espaço para autoconhecimento, bem-estar e transformação coletiva. A música, com o propósito de elevar e expandir as consciências, é o eixo central.

O festival homenageia as tradições afro-brasileiras, indígenas e ancestrais, proporcionando um resgate de nossas raízes. É uma experiência de imersão na essência da cultura brasileira, convidando a uma conexão profunda com a natureza e a comunidade local. As atividades acontecem de forma concomitante e complementar: shows e discotecagens, performances artísticas e rituais da cultura tradicional, vivências circulares, atividades corporais, exposições audiovisuais, rodas de conversa, palestras e progamação infantil.

É um evento de vanguarda no Brasil, com alimentação regional, natural, vegana e saudável, 100% LIVRE DO CONSUMO DE ALCOOL, programação multicultural, impactante e transformadora, facilitando o conhecimento, a experiência e a realização pessoal e coletiva. Acontece em meio ao santuário ecológico da Chapada dos Veadeiros, um dos locais de maior interesse turístico, cultural e ambiental do momento. No aspecto da valorização e do resgate da cultura tradicional, através da sua programação, o festival promove pontes entre as temáticas e as manifestações contemporâneas da cultura e os saberes tradicionais que mantêm vivos hábitos, crenças, conhecimentos e práticas ancestrais, orientando o FUTURO.

EIXOS DE AÇÃO DO PROJETO:

FORMAÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO : realização de oficinas/workshops, rodas de conversa, talks e/ou palestras sobre ressignificação dos saberes e fazeres, resgates culturais e ancestralidade, valorização artística, economia criativa, tecnologias inovadoras, sociedade, relações, diversidade, inclusão e pertencimento comunitário, meio ambiente e sustentabilidade, futuro.

PROMOÇÃO DE ARTE E CULTURA : show musicais, performances de dança, manifestações culturais e artísticas de comunidades e povos tradicionais brasileiros (indígenas e quilombolas), exposição de artes visuais, fotografia e cinema.

PRÁTICAS DE SAÚDE, BEM ESTAR e CULTURA DA PAZ : espaço de experienciação de vivências e atividades de cultivo e prática do bem-estar: físico, mental, emocional, através de cuidados como: vivências musicais, da dança, das artes, yoga e meditação, com alimentação saudável, contato com a natureza.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE: acolhimento das diversas manifestações artísticas e culturais presentes no cenário nacional, respeitando as singularidades e multiplicidades de pensamentos e origens de seu atores, gerando espaços e temáticas, no palco e no público, para a comunidade LGBTQIA+, pessoas negras e quilombolas, mulheres e indígenas de todo o Brasil. Promover a acessibilidade de pessoas com deficiências, por meios físicos e capacitação atitudinal da equipe do evento para acolhimento. Integrar na equipe de concepção, produção, administração e programação do evento pessoas representativas da diversidade de gênero, corpo e sexualidade.